O neuromarketing é uma estratégia que tem o poder de influenciar as decisões de compras.
O processo de decisão de compra através do neuromarketing é algo a ser levado em conta quando a pauta é comprar. A neurociência do consumidor nada mais é do que um estudo de pesquisa de comportamento do consumidor com a ótica da neurociência moderna. Neste estudo, avaliamos os consumidores em todas as etapas e processos relacionados às compras. O objetivo é entender como eles recebem e interpretam as informações no campo neural através do comportamento de compras.
O Neuromarketing é uma estratégia que pode ser aplicada a qualquer modelo de negócio.
Por se tratar de uma área da ciência que busca estudar fatores que influenciam o consumidor em sua tomada de decisão, ele pode ser imprescindível para o seu negócio.
Desde 2000 o neuromarketing foi registrado por um pesquisador de Harvard, o Dr Gerald Zaltman que tinha como foco utilizar seus equipamentos de ressonância para estudos mercadológicos.
Com isso, foi possível mapear a atividade do cérebro humano quando exposto a estímulos gerados pelo marketing. Isso possibilitou saber, por exemplo, o que levava um consumidor a adquirir um determinado produto e outro não.
Dada a importância desses estudos, ficou comprovado o quanto são eficazes suas ações. Provando assim que vale a pena aplicar, claro, que sempre de forma estratégica.
Neste artigo, você vai compreender melhor como os consumidores respondem aos estímulos de compras através da neurociência.

O processo de decisão de compra através do neuromarketing visa uma melhor compreensão do comportamento de compra dos consumidores para uma melhor entrega e resultados. A neurociência revela que processos estruturais complexos e, em grande parte, inconscientes influenciam profundamente nossas decisões, que muitas vezes sentimos como escolhas conscientes.
Entendendo um pouco mais o papel dos neurônios, e o processo de decisão de compra através do neuromarketing.
Neurônios
São as principais células do sistema nervoso, são elas que são responsáveis pela transmissão de estímulos nervosos ou sinapses, como veremos a seguir. Os neurônios são as únicas células do corpo humano que não se multiplicam; no entanto, sofrem alterações para conseguirem suprir suas necessidades. Assim, adaptamo-nos constantemente para manter a funcionalidade do sistema nervoso. Por exemplo, podem aumentar o número de conexões sinápticas ou fortalecer as existentes. Estima-se que um adulto pode ter cerca de até 86 bilhões de neurônios em seu cérebro.
Sinapses
É o meio de comunicação entre os neurônios. Trata-se basicamente da transmissão de impulsos nervosos entre um neurônio e outro. Em primeiro lugar, ao aprendermos algo novo – seja experimentando algo inédito ou adquirindo um novo conhecimento sobre o mundo ou sobre nós mesmos –, nós, de fato, fortalecemos as sinapses entre os neurônios.
Além disso, esse processo de fortalecimento sináptico é fundamental para a nossa capacidade de aprendizagem e adaptação. Portanto, ao buscarmos constantemente novos aprendizados, estamos, na verdade, investindo na saúde e no bom funcionamento do nosso cérebro.
Plasticidade Neurológica
A neuroplasticidade é a capacidade de mudança e reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e até mesmo em caso de lesões mais graves. Contudo, a neuroplasticidade não ocorre somente em pessoas com graves lesões neurológicas; ao contrário, esse processo ocorre a todo tempo, com todas as pessoas constantemente. Portanto, é um processo involuntário do nosso corpo e muito benéfico ao longo da vida. Para ilustrar, ela estimula e alimenta novos hábitos. Em outras palavras, é a capacidade que o cérebro tem de se reprogramar.

O que é um neurônio espelho e como ele reflete no comportamento dos consumidores.
O neurônio espelho ou célula espelho, como também é conhecido, é um neurônio que dispara quando um animal observa um comportamento de outro e no mesmo ato passa a replicá-lo. Ele gera um estímulo para imitação do comportamento. Em pesquisas recentes, técnicas de neuroimagem e outras imagens identificaram células semelhantes que comprovaram que os seres humanos também replicaram o comportamento que observam.
As ações de neuromarketing que trabalham estimulam diversos clientes à medida que um determinado público absorve os produtos, gerando, consequentemente, estímulo de marcas de compra em outros.
Com isso, as empresas começam a desenvolver o que chamamos de busca pelo pertencimento em seus clientes.