Ter criatividade e um olhar estratégico ajuda a lidar com as crises.
Criatividade em tempos de crise parece um tanto quanto desafiador, mas, eu diria que não é impossível. Conforme diz o velho clichê; “É na crise que surge a oportunidade”. Entretanto, quando as dificuldades surgem, fica difícil manter a cabeça focada nos negócios em meio à tantos problemas. Porém, devemos pensar que, a mesma mente criativa que gerou o negócio, é a mesma que irá mantê-lo aconteça o que acontecer.

Quando falamos de resistir à crise sem perder a criatividade, a pergunta que fica é;
Como encarar o desconhecido sem saber o que está por vir?
Começaremos falando sobre dicas importantes para que você não se perca, não apenas em momentos de crise, mas que também sejam obrigatórias durante toda a trajetória do seu negócio. Certamente, isso irá ajudar a entender. Todavia:
Valorizar e dar importância se tratando da visão intraempreendedora.
Aqui estamos falando de, ter estratégia e se atentar as possibilidades que existem dentro do negócio começando com as pessoas. Para incluir um produto de qualidade e uma boa prestação de serviço, é necessário esta ação.
E de que forma isso é possível?
Identificando os intraempreendedores, ou seja, as pessoas visionárias dentro da equipe que estão sempre ávidas por novos desafios. Cabe à empresa montar uma estratégia motivacional para que todos encarem juntos a crise. Para que desta forma o desânimo não chegue a quem está entregando resultados. Afinal, a ideia é que todos se mantenham motivados. Com isso:
As dicas para engajar sua equipe em tempos de crise são muitas. Entre elas, podemos começar por:
- Ser transparente quanto ao cenário e mostrar-se empenhado em querer manter o time.
- Se precisar cortar gastos, que seja com acordos de redução de horários e não de quadro.
Mantê-los frequentemente informados quanto aos ocorridos.
Seja através de:
Reuniões/ Videoconferências/ E-mails/ Via WhatsApp

Uso de ferramentas de desenvolvimento criativo com as equipes.
Sabemos da importância de cuidar das equipes, nossos clientes internos. Além de prestar atenção na comunicação com elas, é importante usar continuamente ferramentas que estimulem a resolução de problemas. Dentre algumas ferramentas, podemos citar:
- Brainstorming
- Design Thinking
- Mapas Mentais
- SCAMPER
Brainstorming.
É uma palavra de origem inglesa, que em sua tradução significa “tempestade de ideias”. O publicitário americano Alex Osborn criou essa técnica em 1942. Seu foco principal é: trabalhar ideias conjuntamente com as equipes para apresentar melhores soluções e possibilidades diante de um problema.
Basicamente, essa técnica é um processo de criação conjunta, através de reuniões ou atividades em grupo que gera muita criatividade, ou individual, reunindo um conjunto de ideias. Contudo:
O passo a passo se dá em:
- Explicar e apresentar, ou seja, expor o problema.
- Cada participante envolvido irá discorrer em cima e anotar possíveis ideias/soluções para apresentar.
- O grupo receberá as ideias.
Obs. A ideia, por mais provável que seja, deve ser explicada.
Em seguida, essas ideias são filtradas, agrupando-as para discussão e viabilização. Bem como:
Design Thinking.
É um termo utilizado para se referir ao processo de pensamento crítico e criativo, possibilitando a criação de ideias de modo a estimular tomadas de decisões e a busca por conhecimento. Por outro lado, é importante ressaltar que não se trata de um método específico, mas sim de uma forma de abordagem. Visto que, muita gente usa essa ferramenta para lançar novos produtos; o processo também exige muita criatividade.
Para realizá-la, a ideia é reunir uma equipe de diferentes setores da empresa, discutir o problema para então apresentar soluções possíveis.
Para que isso ocorra existem algumas etapas no processo que são:
Imersão
Momento de se envolver inteiramente com o problema.
Ideação
Quando é colhido o máximo de insights referentes a possíveis soluções.
Prototipação
Momento de dar forma à ideia selecionada contribuindo para um esboço de uma solução.
Desenvolvimento
É a fase de validação das ideias geradas.
Mapas Mentais.
O Mapa Mental é uma técnica de estudo criada por Tony Buzan, um consultor inglês no final da década de 1960. Ela basicamente se resume em criar informações resumidas em formas de símbolos, cores, setas e frases de efeito com o objetivo de organizar o conteúdo e facilitar as associações entre essas informações destacadas.
Ao fazer um planejamento, o Mapa Mental pode ajudar a representar todas as atividades necessárias.
Além de visualização gráfica, que melhora o entendimento, também é possível listar todas as atividades mais simples das quais os passos dependem. Dessa forma é possível criar de forma intuitiva e organizada. Inegavelmente!
O Mapa Mental impulsiona de forma significativa as equipes nos quesitos:
- Memorização
- Desenvolvimento Criativo
- Solução de Problemas
- Planejamento
- Estruturação de Projetos
SCAMPER.
Bob Eberlee desenvolveu o método SCAMPER para melhorar a criatividade e o desenvolvimento de ideias criativas. Muitas pessoas utilizam este método para compensar problemas ou criar novas possibilidades em determinada situação problemática.
Ele se baseia num acrônimo de sete tipos de perguntas que formulam para desenvolver uma ideia.
Substituir
Substituir pelo que?
Combinar
Combinar com o que?
Adaptar
Adaptar com o que?
Modificar
Modificar o que?
Pensar em outros usos.
Pode ser feito de outra forma?
Eliminar
Pode ser eliminado ou reduzido?
Reverter, rearranjar
Pode ser mudado a ordem ou algum aspecto que precisa ser revisto?
O SCAMPER fornece uma maneira estruturada de ajudar as equipes a pensar fora da caixinha e aprimorar seus conhecimentos.
Percebam que as ferramentas de desenvolvimento criativo são muitas. Cabe as empresas instigarem suas equipes trabalhando em prol do seu crescimento. Tornando-as assim participativas no que diz respeito a soluções de melhorias do negócio no âmbito de desenvolvimento criativo. Com a finalidade de desenvolvimento mutuo.