A moda é um movimento que atravessa séculos e séculos.
Moda pode ter muitos sentidos para algumas pessoas. Em contrapartida, algumas delas não reconhecem a profundidade simbólica e a amplitude de significados que ela pode carregar.
A moda pode estar inserida em uma cultura ou surgir como um movimento instantâneo. Mesmo sendo passageira, ela sempre encontra uma forma de se conectar com o público.
Algumas marcas permanecem por muito tempo se adequando às linguagens ditadas pela moda. E você? Já parou para pensar a respeito? Qual sua relação com a moda? Você segue tendência?
Algumas pessoas têm uma relação pessoal com a moda. Estão sempre seguindo tendências e atentas às novidades. No entanto, há também aquelas que conseguem atrelar o seu estilo à moda, e com isso estão sempre se reinventando. Contudo, o legal da moda é você ser livre para ser quem você quiser. Por outro lado, como o estilo está atrelado diretamente à identidade, na moda você pode se destacar simplesmente pela atitude ou posicionamento. Assim, uma simples atitude ou um olhar podem compor a vestimenta.
É possível se expressar através do vestir-se. Através de muitas linguagens comportamentais emitidas, algo fica implícito. Cada momento é traduzido por uma forma de se vestir. Pelo estilo estar atrelado à identidade, fica muito perceptível quando uma roupa proporciona conforto e autoconfiança. Algumas pessoas têm uma identidade tão única que acabam compondo as roupas. O que faz com que qualquer coisa lhes caia bem.
A moda é aquela que faz sentido pra você e está atrelada ao seu momento.
Conforto é a palavra de ordem que se propaga na moda atualmente. A prova de que a roupa se adéqua ao momento, é pegarmos como exemplo o que passamos no primeiro semestre até aqui. Qual foi o item mais usado e como ele virou um companheiro que expressava os dias de “clausura”? Segundo pesquisas de varejo, pijamas foram um dos itens mais comprados neste período. Isso mostra não só como uma peça de roupa pode expressar um momento, mas também, como cada um se sente ao trajar uma peça que contextualiza e confronta para uma realidade.
No caso do pijama e do momento em questão, podemos dizer que não era dos melhores. Há muitos relatos que diz que: pessoas que ficavam o tempo inteiro de pijamas, sentiam-se improdutivas. Já quando acordavam e se produziam um pouco mais, mesmo que para ficar em casa, a dinâmica com o ambiente era diferente. Por mais que na roupa seja necessário existir o conforto, é imprescindível também dar importância ao momento ao qual ela é direcionada e como nos sentimos com ela.
Podemos perceber também que muitas foram as formas criativas de usar um pijama. No entanto, independente da peça usada, as pessoas emitem seu lifestyle de diversas formas. Sobretudo, através das vestes, além da linguagem corporal, o seu estado de espírito também é traduzido nelas. A roupa transparece quem você é.
A reflexão que fica aqui é: será que as lojas conseguem captar o momento de vida dos seus clientes para conseguirem lhes proporcionar não só os produtos, mas também as experiências certas?
As marcas precisam captar o momento de vida do seu público para adequar uma linguagem de moda em seu lifestyle.